quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Licitações e compras

DPP 

O Departamento de Aquisição de Bens e Serviços Padronizados têm 3 analistas de gestão, 4 assistentes administrativos e 1 estagiária. Um dos analistas é a chefe do departamento, que hoje responde pelos dois departamentos (DPP e DPE) e é atualmente a única pregoeira da CET, com 30 anos de empresa.

João, Esdras, Carvalho, Nelson, Fátima, Isabel, Jéssica e Maria de Lourdes

A LICITAÇÃO

Os dois analistas Carvalho e Esdras fazem todo processo, que é basicamente assim:
  1. Começa pela elaboração do edital;
  2. O edital segue para o aval da área, que requisitou a aquisição e para o jurídico;
  3. Tudo aprovado, o edital é consolidado;
  4. Segue para autorização da diretoria, para abertura do processo;
  5. É publicado no comprasnet, portal de compras do Governo Federal: http://www.comprasnet.gov.br/;
  6. Publicado no Diário Oficial e jornal de grande circulação;
  7. Se houver algum questionamento, é respondido com apoio da área e do jurídico;
  8. Então é feita a abertura do pregão eletrônico. Acontece como numa sala de bate-papo, onde as propostas são apresentadas pelos concorrentes;
  9. Ganha a menor proposta;
  10. É feito o extrato da ata do pregão;
  11. Se houver recurso, é encaminhado para o jurídico;
  12. É passado a documentação inicial da empresa;
  13. É solicitado ao GOC a liberação da verba;
  14. É elaborado um relatório de todo processo desde o início até então;
  15. Este relatório vai para a Diretoria Administrativa e Financeira homologar;
  16. Publica-se em Diário Oficial;
  17. Convoca-se a empresa que ganhou para o contrato;
  18. Elabora o contrato;
  19. Segue para assinatura da Diretora Administrativa e para o Chefe de Gabinete da Presidência;
  20. Envia uma cópia para a área da Gestão do Contrato.
Há ainda o aditamento, por qualquer alteração ou acréscimo no contrato, como a prorrogação e a penalização, que é um despacho de penalidade quando algo do contrato não foi cumprido.
No momento, cada um deles, cuida de 15 licitações.
O Esdras, com 10 anos de empresa, é responsável também pelos atestados de capacidade técnica, quando uma empresa prestadora de serviço para CET, solicita.
E o Carvalho, com 24 anos de CET, também é responsável pelos contratos de zona azul, dos locais fornecedores. E pelos leilões.Elabora o edital, o contrato do leiloeiro, acompanha o leilão no dia, elabora o relatório e a ata.

COMPRAS

A licitação pode ser feita por pregão eletrônico ou por cotação eletrônica, quando valor é de até R$ 16.000,00. Neste caso, são 3 assistentes administrativos que realizam o trabalho: Isabel, João e Nelson.
Eles são as 3 únicas pessoas da empresa habilitados no sistema comprasnet através de um dispositivo (cartão ou pen drive) do Governo Federal.
Depois da abertura e autorização do Pedido de Orçamento Estimado- POE pela diretoria que requisitou a compra, em posse de um relatório detalhado das especificações do material solicitado, eles abrem uma cotação eletrônica no portal comprasnet. Esta cotação fica aberta por algumas horas aguardando as propostas de fornecedores. No fechamento da cotação, é elaborado um relatório, que é assinado pelo comprador responsável, pela Diretora Administrativa e pelo Chefe de Gabinete, é encaminhado para a GOC para a liberação da verba, então emitido o pedido.
Quando a aquisição solicitada se trata de um serviço, é feito levantamento dentro do cadastro da CET e o contato é feito por telefone.
A Isabel tem 25 anos de empresa, sempre ligada à departamentos de contratos, já foi da Diretoria de Representação, compradora há 10 anos.
O João tem 22 anos de empresa, passou 3 anos no planejamento, também já foi representante do CRE, comprador há quase 20 anos.
O Nelson é comprador da CET há 23 anos, 20 anos junto com o João. 

DPE

Departamento de Aquisição de Bens e Serviços Especializados.
Tudo é nos mesmos moldes do DPP, porém trata-se de bens e serviços especializados para a CET, como itens de sinalização, guinchos etc. 
Na equipe são 2 analistas, Farat e Valquiria e 1 assistente administrativo Marco Aurélio.

DIFICULDADES

Estes departamentos também perderam integrantes na última gestão e estão sobrecarregados, precisam de mais analistas e mais assistentes administrativos. Por ter apenas uma pregoeira também é pesado para ela, mas isto já está sendo sanado, pois outros analistas estão se preparando para dividir esta função.
Quanto ao plano de carreira, os compradores são denominados assistentes administrativos, mas possuem uma carreira completamente diferente, com formação, cursos e habilitação numa área bem definida. Mas são avaliados pela mesma prova geral, de assistente administrativo.






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