terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

DPP

DPP

O Departamento de Análises de Preços e Produtos é o começo de tudo. São 5 analistas de gestão e uma assistente administrativa. Quatro deles estão juntos na equipe há pelo menos 20 anos. Dois deles já tiveram uma passagem pela central de operação e outro por multas (hoje GSU), mas basicamente todos sempre tiveram suas carreiras relacionadas a departamentos de contratos, custos, contabilidade, com 20, 22, 35 e 37 anos de empresa receberam a renovação da equipe, com mais 2 integrantes de 4 e 6 anos de CET. 

Laila, Luis Carlos, Carlos, Carlos Bigotto, Mondadore e Ocimar

CADASTRO 

Toda empresa que quiser fornecer algum produto ou serviço para a CET passa pelo cadastramento. 
Os documentos são entregues para esta equipe que confere e analisa tudo, inclusive o balanço patrimonial, pois para ser aprovada tem que atingir indicadores financeiros, que poderão ser conferidos e explicados no site da CET. www.cetsp.com.br
Passando na avaliação é incluso no cadastro e emitido um CRC - Certificado de Registro Cadastral. Só depois desta conferência é que as empresas poderão participar dos processos licitatórios da CET.
Este cadastro é válido por um ano. A equipe também é responsável pela renovação do cadastro.

COMO É FEITO UM ORÇAMENTO

Quando uma área precisa de alguma aquisição, faz-se a solicitação pela sua diretoria, que aprovada abre-se um Pedido de Orçamento Estimado - POE. Encaminha para este departamento, onde é feito todo o orçamento estimado para balizar os processos licitatórios.
Primeiro é feita a pesquisa de mercado. Buscado-se dentro do cadastro da CET, de 3 a 5 fornecedores daquele pedido. Quanto mais fornecedores diferentes melhor.
Às vezes um produto não tem o mínimo de fornecedores no cadastro, então eles pesquisam no mercado empresas que trabalham com o tipo de produto e entram em contato para ver se há interesse em participar do cadastro. O que não é uma tarefa muito fácil, pois participar de uma licitação para prefeitura demanda uma série de documentos, análises e índices econômicos que dependendo do tipo de empresa, é muito mais simples fornecer para particulares a se desgastar num processo burocrático desses.
Tendo as empresas selecionadas para a pesquisa, é enviado a lista de materiais para orçamento. Nada simples quando a lista é muito grande, pois depende da boa vontade de terceiros em dispender um tempo neste retorno. E nem sempre uma empresa fornece toda a lista.
Quando chegam itens que nenhuma empresa retornou orçamento, entendemos o nome do departamento, eles não pesquisam apenas preços, eles analisam os produtos também. Entram em contato com a área que solicitou para informar a dificuldade de encontrá-lo no mercado, trabalham sobre sua necessidade e se há similares que possam suprir o pedido.

PLANILHA DE CUSTO UNITÁRIO

Quando o pedido de aquisição se trata de um serviço, ou uma obra de engenharia é feito um orçamento por uma planilha de custo unitário.
É destrinchado todos os itens numa planilha, na qual é feita uma pesquisa de mercado, em serviços já prestados anteriormente e em tabelas da prefeitura, o valor da hora de cada tipo de atividade e tudo que envolve, ainda somada uma margem pequena. A somatória deste desmembramento que é o valor base para comparação dos orçamentos passados pelas empresas consultadas. E é este valor que eles chegam, que é passado para a CET se balizar numa licitação, se precavendo de um superfaturamento.

ANÁLISES DE PREÇOS

Há alguns produtos que são exclusivos, como o da Eletropaulo, ou alguns softwares que são feitos por uma única empresa. São contratações que dispensam licitação. Nesse caso é feita uma composição de preço, através da análise do que já foi fornecido anteriormente, se houver, e do que foi fornecido para outras empresas. Esta análise também é feita para a prorrogação de um contrato e para adesão à atas de registro de preços.

A FINALIZAÇÃO DO PROCESSO

Chegado no cálculo de verba necessária para a aquisição, é encaminhado para a  Gerência de Orçamentos, Custos e Contabilidade - GOC, depois da avaliação retorna para a área que solicitou.
Então cabe à presidência, ao chefe de gabinete da presidência, junto à diretoria aprovar ou não a licitação.

DIFICULDADES 

Ao longo da história  este departamento já passou por algumas mudanças no fluxograma da empresa, perderam importantes integrantes para outros departamentos nessas reorganizações de gestão, só na última foram 2.
Atualmente, sobrecarregados, seriam necessários mais 3 pessoas para auxiliar neste trabalho, que é demorado e meticuloso.
A maior dificuldade é depender do retorno de terceiros. Aguardar e cobrar um orçamento extenso de uma empresa, que talvez não esteja muito interessada ou que nem sabe se a licitação acontecerá. Isso é o principal fator que pode alongar o tempo de uma análise.

CURIOSIDADES

Este grupo realiza seu trabalho com tanta dedicação e seriedade que já conseguiram quebrar cartel de empresas de um determinado ramo. Pesquisaram e encontraram uma outra empresa num distante estado brasileiro que não participava daquela combinação de preços e entraram em contato, conseguindo assim com que a licitação não desse deserção.
Na avaliação de documentos também encontram irregularidades, como documentos adulterados, neste caso quando comprovado, é encaminhado para a Receita Federal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário