quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Entendendo o GRH

A Gerência de Recursos Humanos - GRH não está subordinada a nenhuma diretoria. da empresa, mas ao Chefe de Gabinete da Presidência, que por sua vez está subordinado ao Presidente, que no nosso caso é também o Secretário Municipal de Transportes, que cumula a presidência da  CET e da SPTrans, por isso, as decisões que gerem a nossa vida vêm diretamente da prefeitura.

Organograma
O antigo DAP virou GRH, sob sua tutela ficam os Departamentos de Desenvolvimento de Pessoas - DPD,  de Serviço Social - DSS e o de Controle do PAMO - DCP.

Locado na Barão ficam a Superintendente, os gerentes de Recursos Humanos de ambas as empresas e um pequeno grupo de apoio, para cada uma das empresa.
Para a CET, temos um grupo 4 pessoas do GRH (gerente, secretária, analista de gestão e motorista) e mais 3 funcionárias do DPD.
A grande concentração do GRH permanece na Sumidouro, existem também mais duas pequenas bases na Bela Cintra e Cetet. Totalizando 4 bases, como constituição física da gerência, com 31 funcionários.



O GRH
Aqui se faz toda a documentação e onde estão os arquivos de todos os funcionários desde 1976. O ponto, a folha de pagamento, os benefícios, controle de CNH, mudanças de cargo, atualizações de carteira de trabalho, sindicância e rescisão.

O que inicialmente parece simples, é na verdade uma grande máquina que não pára. As engrenagens são as pessoas, um depende do trabalho do outro e cada um têm que fazer tudo muito correto e alinhado, por ser um trabalho extenso e detalhista, que vive de prazos.

E sobretudo, é um trabalho que influi diretamente na vida particular de 4.600 pessoas. Na verdade mais, porque todos os 4.600 têm família. E é no GRH, que sai todo o trabalho, que envolve, o que estrutura e sustenta estas famílias. Inclusive os 31 funcionários, que fazem esta atividade, com muita dedicação pelo todo.

Gerir pessoas é uma das atividades mais complicadas que existem, pois o que passa para a vida particular e financeira atinge o emocional e lidar com estas situações é extremamente delicado, porque desestabiliza a maioria.

Reclamamos que não somos reconhecidos pela sociedade, pelo nosso trabalho de servi-los, mas nós não reconhecemos da mesma forma o trabalho destas pessoas, que nos servem. Funcionários como todos os outros, que passam pelas mesmas regras.

Devemos toda pontualidade dos nossos salários a uma verdadeira sinergia desta equipe.

E é uma equipe de gente como a gente, acessíveis, que estão ali, também para nos atender e tirar nossas dúvidas. Percebemos que muitas demandas que chegam na Diretoria de Representação vem da falta de comunicação entre pessoas e departamentos. Vamos tirar este limbo e nos colocar próximos do outro e nos ajudar a movimentar esta engrenagem que todos fazem parte.    


homenagem à funcionária Mara, 28 anos de RH na CET




4 comentários:

  1. Cris, valeu muito a entrevista feita com o souza, guincheiro. Realmente um dos melhores da CET, muitas e muitas vezes ele resolveu os problemas que eu encontrei na operação. Quando acionava um guincho pela central e sabia que o Souza viria atender, eu tinha certeza que o problema seria resolvido rapidamente e isso com disposição e competencia ímpar. Pena este funcionário não ser reconhecido, um desperdício de talento. Deixo aqui meu abraço a ele e parabéns pela reportagem Cris. Um grande abraço. Milton (Ges Pinheiros)

    ResponderExcluir
  2. Olá. Meu nome é Marta e também faço parte da GRH. Sou Analista de Gestão do DSS - Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho. Venho parabenizá-los pela iniciativa, pois em se tratando de Recursos Humanos, o senso comum é de que somos todos "carrascos". Acho bem bacana essa iniciativa da DR prestigiando nossa Gerência, entretanto, senti a falta de meu departamento, do DCP e DPD nas citações e imagens. Falando do DSS, acho de suma importância apresentar também nosso trabalho, que visa a saúde e segurança dos trabalhadores da Companhia. Nossas atividades são inúmeras e, como colega de trabalho fiquei chateada em não ver nada sobre o DSS. Espero que isso seja reparado, com a devida importância das questões dos demais departamento da GRH. Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marta Helena Jarandia pela complexidade do Departamento estamos realizando matérias separadas, mas o DCP e o DPD ainda terão reportagens específicas.

      Excluir
  3. Obrigada pela resposta e fico contente com a perspectiva de ver uma matéria sobre o nosso trabalho.

    ResponderExcluir