segunda-feira, 10 de março de 2014

GET MB Marginais Bandeirantes


A GET MB tem características muito diferentes das outras GET's, eles lidam com as Marginais Tietê, Pinheiros e avenida dos Bandeirantes. São vias arteriais principais, que ligam vários bairros, dão acesso às rodovias, com grandes dimensões, com maior trânsito de veículos e velocidade.
Uma interferência nestas vias pode refletir em toda a cidade, por isso a equipe operacional tem que ser rápida nas soluções dos problemas e remoções. 
Os retornos são longos, a canalização é diferente, precisa de supercones, é mais extensa devido à velocidade. O risco à segurança é muito maior, os acidentes podem ser fatais. A atenção e o cuidado são mais que redobrados.
Esta equipe operacional é realmente especial, pois além da operação ser diferenciada pelas características destas vias, temos aqui 2 classes de verdadeiros especialistas da operação, que atendem toda a cidade: os guincheiros e a DTE, que lida com cargas superdimensionadas e produtos perigosos.

A grande competência desta GET, começa pelo gerente Paulo Sussumo, com experiência de mais de 30 anos em trânsito e operação, conhece a grande capacidade de seu time, batalha por ele e está sempre em busca de melhorias.

DIFICULDADES

Na redistribuição da equipe operacional em 2013, esta gerência perdeu 48 operadores. Quantidade significativa que faz muita falta na operação, muitas rotas são acumuladas ou não são ativadas. Os operadores hoje se desdobram para darem conta da demanda e graças ao grande esforço pessoal de cada um, conseguem manter o atendimento eficiente da área, no entanto, com maior desgaste das pessoas e equipamentos. Desgaste físico que não há reparação, nem reconhecimento.

Toda operação deveria trabalhar em dupla, a operação da GET MB é muito perigosa, seria muito mais ágil e seguro. Parar sozinho 5, 6, 7 faixas de uma Marginal com velocidade não é para qualquer um. 

O equipamento de comunicação teria que ser por rádio em rede aberta, o telefone dificulta muito o atendimento e agilidade, já que não se pode dirigir e atender a central simultaneamente, mas aqui é a Marginal, não dá para parar em qualquer lugar, encostar a viatura, ainda mais numa lentidão. Uma situação contraditória e inoperante que atrapalha muito a atividade. Há supervisores que coordenam toda uma equipe, que o telefone não para de tocar, e ainda, sem motorista.

São muitas viaturas baixadas. Os recursos não são modernizados. Mas a equipe é muito cobrada pela Prefeitura para realizar as remoções que causam grande impacto na cidade, como os caminhões, mas não dá meios para a agilidade com que cobra o serviço. Se este acontece, é só porque esta grande equipe se dedica, se importa, se doa além de sua função porque gostam e muito do que fazem e são muito bons nisso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário