terça-feira, 25 de março de 2014

Acompanhando transporte de Carga Superdimensionada

A equipe começa seu trabalho às 22hs, em Pinheiros. O serviço da noite é distribuído pela equipe, neste noite que acompanhamos houve alguns carros alegóricos e uma superdimensionada, que passou pela Avenida Jacu Pêssego na Zona Leste.
Atravessaram a cidade e aguardaram a chegada da carreta num lugar ermo e perigoso. A carreta demorou e chegou com mais uma equipe, com mais um caminhão com contrapeso e 3 veículos pequenos acompanhando.
Assim que chega é feita a aferição da carreta, é verificado todas as medidas, todas as placas e todas as informações que constam na Autorização Especial de Trânsito (AET).




Estando a aferição de acordo, começa o acompanhamento. 
Sobre toda obra de arte, que é o viaduto ou ponte, é feito o bloqueio do trânsito, pois a carreta têm que passar sozinha devido a vibração.
Uma viatura passa antes e aguarda do outro lado, enquanto as outras bloqueiam o trânsito até a carreta transpor a obra de arte. E depois correm para alcançá-la e continuar. A cada cruzamento tudo é bloqueado para que ela possa passar.


Antes de um maior aclive, é engatado o outro caminhão, é uma outra unidade tratora com contrapeso (push reserva) para conseguir subir com a carga.
Esta é uma carga pequena de 178 toneladas, mais um push reserva é suficiente. Um peso de 500 toneladas chega a precisar de 5 unidades tratoras engatadas e sincronia entre todas elas.
Durante a subida, os veículos se mantém afastados num bloqueio, para segurança, caso o caminhão volte. Essa situação piora em noites chuvosas, na qual a pista fica molhada.

Todo o percurso, o acompanhamento é um trabalho muito dinâmico, ágil, sincronizado. Com atenção em todos os detalhes para preservar a segurança de todos. Quando chega na divisa de município está encerrado o apoio da CET.

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