quarta-feira, 19 de março de 2014

Um turno com supervisor dos guinchos do Pat Tatuapé

Agradecimento ao supervisor dos guinchos Marco e ao guincheiro Brito


O turno começa dentro do Pat ainda, descarregando malotões de concreto com o caminhão munk que foram retirados da rua.



Passada no polêmico ponto fixo do acesso à Ponte das Bandeiras, que por conta de um radar ainda desligado, um operador da reduzida equipe fica fazendo a triagem de um bloqueio em que só passa ônibus, a maior parte intermunicipais.


Na Marginal Tietê sentido Castelo Branco/Ayrton Senna, próximo a Ponte Casa Verde, um acidente sem vítimas na pista central. 
Quando ocorre um acidente, os motoristas costumam parar onde estão, descem dos veículos e ficam discutindo na via, não imaginando quanto perigoso é esta atitude, podendo causar um novo acidente com a situação, ainda mais na Marginal. Policiamento não vai ao local que não tenha vítimas. É necessário estacionar em local seguro e trocar as informações, há o prazo de 30 dias para se fazer o boletim de ocorrência.
Então lá vai nossa equipe da CET atravessar a perigosa Marginal para averiguar a ocorrência, se há vítimas, se há condições de remoção dos veículos do local e orientar os motoristas as providências que devem ser tomadas, até removê-los o mais rápido possível da pista.


Quando um caminhão com excesso de altura fica preso numa ponte, ele danifica as vigas. A ponte das Bandeiras estava com ferros aparentes. 
Dois guincheiros pararam no local um dia antes e entrelaçaram o ferro com a mão, como podiam, para amenizar o estrago, e deixar as pontas o mais alto possível até que a  Superintendência de Usina de Asfalto da Prefeitura - SPUA pudesse vir fazer o serviço no dia seguinte, para cortar os ferros para fora da viga.
A equipe aguardou numa baia um pouco a frente a chegada do caminhão da SPUA e da sinalização da CET com plataforma articulável para realização do serviço.



Quando o último caminhão chegou, pararam a Marginal rapidamente para a manobra dos veículos sob a ponte para realizar a obra.  Tudo devidamente canalizado, inicialmente em uma faixa das 3 que existe nesta pista expressa. Conforme o serviço precisou avançar para a segunda faixa, muda-se a canalização para 2 faixas, para a segurança dos trabalhadores e dos veículos que passavam, devido às faíscas de solda que caiam.


Enquanto isso na pista central, na mesma altura, havia um caminhão quebrado, sendo atendido por outra viatura.


No dia seguinte operador do Pat Leopoldina dá apoio na canalização para o caminhão munk do Pat Tatuapé para levantar malotões de concreto que foram derrubados por 2 acidentes seguidos na Marginal Tietê próximo a Ponte Julio de Mesquita Neto.
Os malotões foram moldados no,ocal, então são bem cumpridos e pesados. O piso embaixo está ruim para escorar pois já começa a divisa da pista e da terra. Os guincheiros procuram nos escombros do próprio acidente, o que encontram de madeira e pedra pelo local, objetos que possam escorar o malotão para mantê-lo em pé.
No meio do serviço, um motorista para para pedir informação.



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