segunda-feira, 12 de maio de 2014

Biblioteca da CET

A biblioteca da CET começou em 1976, dois meses após a criação da Companhia. Inicialmente sob uma escadaria no prédio da av. Nações Unidas. Em 1980, ela ganhou espaço próprio no prédio do CETET e está vinculada diretamente  a Superintendência de Desenvolvimento e Educação de Trânsito - SDE. 
Em 2011 ganhou um software vinculado à intranet que possibilita a consulta e a reserva das obras.
É uma biblioteca especializada, técnica, com mais de 20.000 títulos, em assuntos de trânsito, transporte, engenharia, urbanismo, educação, psicologia e legislação.



tese de funcionário
Todos os funcionários já são cadastrados, basta solicitar o livro, que o empréstimo é de um mês.
Mas qualquer pessoa pode consultar os livros no local. De segunda à sexta-feira, das 8hs às 17hs.
Empréstimos para não funcionários são possíveis para estudantes, através das bibliotecas das instituições de ensino. Ou por algumas empresas, que mandarem uma carta solicitação.

Os maiores usuários são os próprios operadores de trânsito, sobretudo os que estão estudando, em faculdades ou pós graduação.
A maioria dos funcionários que fazem suas teses sobre esses assuntos, entregam uma cópia na biblioteca, e este material é muito consultados por outros estudantes, mas infelizmente a empresa mesmo quase não busca estes trabalhos para desenvolvê-los.

Do público externo, a maior parte dos usuários também são estudantes, depois ONGs e seguido de outras prefeituras de outras cidades. Há arquivos eletrônicos e no site da CET hoje também já é possível consultar boletins e notas técnicas: http://www.cetsp.com.br/consultas/publicacoes.aspx
um dos mais retirados

O livro mais procurado é Estudo de pólos geradores de tráfego e seus impactos nos sistemas viários de transporte de Licínio da Silva Portugal. Também os livros de Eduardo Vasconcelos: O que é trânsito e Circular é preciso, viver não é preciso.

Há também dentro da empresa o empréstimo permanente, em que uma área solicita o livro, e se responsabiliza de ficar com ele no departamento para consultas, muito comum no jurídico ou no planejamento.

Hoje, a biblioteca conta com 1 funcionário e 1 estagiária. Osias é o responsável no momento, em 15 anos de empresa, 5 anos está na biblioteca.

há 2 estantes destas de relatórios da CET, na década de 90 foi a maior produção deste tipo
Roberto Salvador Scaringela, fundador da CET doou sua biblioteca particular pouco antes de falecer, em 2013. A maioria exemplares de 1970 a 1980.

DIFICULDADES


A biblioteca conta hoje com 2 funcionários, já teve 4, que é o ideal.
A biblioteca está sem bibliotecário, que saiu no último PDV, e já sendo notificado pelo Órgão responsável por estar em condição irregular.
Há um operador de trânsito que estagiou lá e se graduou bibliotecário. Mesmo com o interesse e aval das áreas e pessoas evolvidas, não foi possível efetivar nem um empréstimo temporário deste empregado para regularizar a situação da nossa biblioteca, porque esbarramos na legislação, que não seria possível a alteração da carreira.

A última compra de livros foi em março de 2013. Desde então a compra que era mensal, passou a ser anual, o que resultou numa lista que excedeu o valor de compra sem licitação, dificultou e não aconteceu. No momento um novo pedido aguarda resposta de 5 exemplares, num valor de R$ 288,00.

A assinatura de jornal pela companhia é administrado segundo a norma pela biblioteca, algo que poderia ser mais simples se administrado pela própria área que recebe.

Mesmo com o avanço da tecnologia, a nossa biblioteca merece crescer e ser preservada, pois é específica e técnica, referência na nossa área de atuação.





Nenhum comentário:

Postar um comentário