quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

As dificuldades da DET LE 1 encontradas pela DR

A DET LE 1 enfrenta muitos problemas, a começar pela sua extensão geográfica e o posicionamento das bases.
O administrativo estar longe da base operacional compromete a agilidade do fluxo de informações. Por sua vez, o operacional ainda estar dividido, dificulta a comunicação em campo.
Este departamento já tentou ir à vários lugares para juntar sua operação, por último estudou um espaço no Tatuapé, que ainda está inviável apenas porquê faltam 10 divisórias para se montar a estrutura. Por outro lado, no Tatuapé também há dificuldade de locomoção para as pessoas que estão no centro.
A equipe do centro é a responsável em atender toda a área, o que torna o atendimento difícil para o fundo da zona leste pelo seu deslocamento.
Adequação
A reversível, que tem base no Tatuapé. e demanda uma equipe muito grande, o departamento em que ela se insere, fica com o atendimento da área prejudicado no atendimento. Por isso há anos, há quem defenda que esta operação deveria ser absorvida diretamente pela gerência, devido a sua grandiosidade.
doação
Uma outra solução seria reduzir o tamanho da área, passando Cangaíba e Ermelino Matarazzo para outro departamento.
Recursos
A falta de recursos materiais se estende em mesas e computadores. estão faltando pelo menos quatro computadores para agilizar no atendimento da área.
Encontramos as viaturas da reversível em estado precário, as duas sprinters estavam com o assoalho desgastado, está quase já furado pelo manuseamento dos cones. As maçanetas e portas corrediças com problemas, entra fumaça na parte que ficam os operadores montando a revesível, frequentemente dá pane elétrico. Não há limpeza das viaturas. E quando uma viatura desta vai para manutenção, toda a logística da montagem e desmontagem é alterada para conseguir realizar apenas com uma viatura, que deverá levar quase 400 cones, sem falar na dificuldade dos operadores em manusear o material lá dentro, com a limitação do espaço.
assoalho da sprinter

São viaturas usadas diariamente há muitos anos, duas vezes ao dia, precisam de substituição. As pick ups que fazem a escolta deveriam ter as setas de indicação luminosa na caçamba, devido a segurança sobretudo no escuro, no entanto isso não ocorre e os operadores trabalham com escoltas na base de pisca alerta, sujeitos às inseguras do trânsito caótico.
Os cones também estão em péssimas condições, sem refletivo, sem reposição. Por isso, o espaçamento é maior e a falta de refletivo de noite compromete a segurança. Esses cones não seguem as normas de segurança de outrora, que eram mais resistentes, não amoleciam e eram mais leves, apropriados para este tipo de atividade, devido o  manuseio e o desgaste físico dos operadores.
estado dos cones da reversível
Efetivo
A falta de efetivo é notável, isso assola toda Companhia, numa necessidade gritante do Concurso Público e do real levantamento do quadro de vagas, para atender as demandas que não param de chegar.

Com a implantação dos corredores de ônibus, chegou a prioridade de deslocar operadores para a fiscalização dos corredores, e pela falta de gente, quatro pontos da reversível tiveram que mudar de lado da calçada, deixando descoberta a atenção necessária com o fluxo de carros na contramão e os pedestres.
escalas sem efetivo
Em cada equipe falta em média 7 operadores, sendo 6 equipes, o ideal seriam 42 operadores a mais para cumprir todas as atividades. Faltam motociclistas com seus EPI's, em todos os turnos. Faltam 2 gestores, 2 supervisores e 2 estagiários.
Celso Garcia e Gangaíba
Na área encontramos a Radial Leste com placas desgastadas. A Celso Garcia com acúmulo de lixo, pavimento do corredor deformado e fiação baixa por quase toda extensão. No Cangaíba muito lixo nas ruas. E em turno inteiro nem conseguimos chegar até a Jacú Pêssego, pela falta de tempo e por tantas ocorrências que pegamos no caminho para lá.
Semáforos importantes da Radial Leste, Rangel Pestana quebrados há três dias consecutivos, com problemas crônicos, que arrumam e quebram novamente poucas horas depois. Nisso são turnos e turnos seguidos com muitos operadores empenhados apitando em cruzamentos, sob sol e chuva, deixando a área mais vazia ainda.
Radial Leste, dias seguidos de semáforos quebrados
O diagnóstico encontrado neste importante departamento nada mais é que uma boa amostra do que está acontecendo na empresa inteira, infelizmente.
jornal do metrô dentro da viatura


Nenhum comentário:

Postar um comentário